O fotógrafo de vida selvagem Tibor Kércz passa algumas noites de cada ano acampado em uma barraca próxima a uma árvore na esperança de capturar imagens de pequenas corujas no ninho. Mas pouco antes do anoitecer em uma das noites, três pássaros voaram em direção a um pequeno galho. Eles pousaram e tentaram se equilibrar… mas uma das corujinhas na ponta começou a cair.

“Então comecei a registrar imagens no momento certo”, ele disse ao Gizmodo. Esta série de imagens rendeu a ele o prêmio do Comedy Wildlife Photography Awards de 2017, que premia as imagens de vida selvagem mais engraçadas do ano.

Os prêmios buscam enaltecer pitorescas, “possivelmente despretensiosas” fotografias de animais silvestres fazendo coisas engraçadas, de acordo com o site da premiação. Algumas das imagens que competiram em anos anteriores se tornaram virais, e este ano certamente tem o potencial para fazer o mesmo. Primordialmente, o objetivo dos fundadores é a preservação.

“Bem… você obviamente está em direção ao seu escritório, casa, bar, ou clube ou qualquer que seja o lugar para falar da necessidade de todos nos tornarmos preservacionistas cada um a nossa própria maneira”, escrevem os fundadores da competição no site. O concurso é afiliado com a Born Free Foundation, uma fundação de preservação da vida selvagem. Mas Kércz gosta como a competição dá aos humanos uma chance de ver os animais em uma faceta mais divertida.

“É uma ótima iniciativa e [nos dá] a chance de mostrar as pessoas quão engraçados e adoráveis estas pequenas criaturas são, assim como nós”, ele disse.

A competição recebeu mais de 3.500 contribuições, que precisavam ter sido registradas pelo fotógrafo, não poderiam ser de um animal de estimação ou domesticado, e nada de manipulações digitais.

Confira abaixo a galeria com os vencedores, as imagens mais comentadas e nossas favoritas.