“Crescemos 900% com trabalho interno e sabendo aproveitar o Braskem Labs”, diz diretor da Neoprospecta

O programa de aceleração da Braskem é uma oportunidade única para quem busca treinamento, mentoria e a chance de dar um salto no seu empreendimento inovador. Quem afirma isso é Luiz Felipe de Oliveira, presidente da Neoprospecta, uma das doze empresas participantes do Braskem Labs 2016. Se você possui uma solução inovadora na área da química, do plástico ou do combate ao Aedes aegypti, as inscrições para a terceira edição do Braskem Labs já estão abertas. Ainda dá tempo de tentar garantir uma vaga!

Foi o que conseguiu a Neoprospecta no ano passado. A empresa é um negócio de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento e comercialização de análises microbiológicas. O público-alvo são mercados onde o diagnóstico rápido, preciso e sensível de micro-organismos é crucial para a tomada de decisão.

Participar do Braskem Labs foi uma oportunidade única. Nós aprendemos muito com pessoas bastante experientes e convivemos com empreendedores excepcionais. Além disso, existe toda a divulgação e mídia que o programa proporciona para as empresas participantes, o que é uma excelente vitrine. Fazer parte do Braskem Labs expandiu meus horizontes. No entanto, o maior benefício é a parte prática”, conta Luiz Felipe.

De acordo com o idealizador da Neoprospecta, as mentorias do programa correspondiam às dificuldades de cada empreendedor na sua empresa. No caso do Luiz, foram sobre assuntos específicos das áreas de finanças, logística, marketing e gestão de pessoas. Essas eram as dores do momento do seu negócio e com o auxílio das mentorias a equipe da Neoprospecta conseguiu reunir esforços e resolver essas dificuldades.

“Tivemos uma mentoria sobre a área financeira, por exemplo, em que discutimos sobre custos/despesas/margem de contribuição/fluxo de caixa e precificação. Esses são assuntos que geralmente empresas de base tecnológica não gostam de tratar, porém são extremamente importantes. As mentorias que me fizeram perceber isso. Hoje, estamos conseguindo melhorar a nossa estrutura financeira/contábil e direcionar de forma mais efetiva os investimentos da empresa”, explica.

Atualmente, a Neoprospecta está focada em continuar crescendo e a se consolidar como referência em sua área. Até aqui, não faltam motivos para comemorar: a empresa cresceu 900% em 2016, comparando com o ano de 2015. Para Luiz, atingir essa marca foi o resultado de muito trabalho interno e de saber aproveitar o programa de aceleração do Braskem Labs. Segundo ele, as mentorias, por exemplo, ainda vão surtir mais efeito, assim como os contatos adquiridos e a exposição e visibilidade que o programa gerou para a empresa.

A Neoprospecta também teve a oportunidade de realizar alguns trabalhos pontuais para a própria Braskem, como a análise de bactérias no restaurante da empresa, tornando-se fornecedora da companhia. Além disso, possui uma carteira sólida de clientes como Itambé, Piracanjuba, Spoleto, Hospital Nove de Julho e HCor.

“O Braskem Labs deixou um legado dentro da Neoprospecta. O aprendizado adquirido foi muito importante. Além disso, hoje eu entendo como é essencial ter resiliência e não desistir, só assim para conseguir tornar nosso sonho grande em realidade. Por isso, o meu único conselho para quem irá participar da edição de 2017 é que aproveitem ao máximo todos os recursos fornecidos pelo programa. Eles fazem a diferença”, diz.

Não perca tempo! As inscrições para o Braskem Labs vão até o dia 14 de maio e podem ser feitas diretamente pelo site. Saiba mais.